quinta-feira, setembro 01, 2005

ALVITO-OS ROSTOS DE UM PROJECTO






MOVIMENTO INDEPENDENTE


Autárquicas 2005 - ALVITO e VILA NOVA DA BARONIA




"Este Movimento Independente tem como uma das suas principais motivações, criar um novo espaço de cidadania e de intervenção cívica de todos aqueles que não se identificam, no contexto actual, com qualquer das outras candidaturas que se perfilam às próximas eleições autárquicas. Apresenta, desde logo, a característica de acabar com a dependência partidária dos candidatos. Tal não significa que seja um Movimento destituído de qualquer ideologia. A sua matriz ideológica, fortemente democrática, assenta nos conceitos do humanismo, do universalismo e da ecologia humana. Na sua essência, visa conciliar o desenvolvimento económico com a preservação do meio ambiente e com uma maior justiça social. Com vista à concretização destes princípios, pretendemos implementar uma nova forma de administração local, através duma verdadeira democracia participativa, onde toda a população possa intervir na discussão e resolução dos problemas. O exercício democrático dos cidadãos não se confina, nem tão pouco se poderá esgotar, no momento do voto.

A causa que abraçámos é uma causa nobre e os elementos que lhe dão corpo comungam de um conjunto de valores que fornece a indispensável sustentação ao Movimento. O que move este grupo de cidadãos são os interesses colectivos do Concelho de Alvito e não interesses pessoais, clientelistas e/ou de conveniência partidária. A nossa bandeira é o Concelho e é essa que pretendemos levantar bem alto. Para constituirmos e ordenarmos as listas aos vários órgãos não houve negociações para ocupação de lugares e muito menos promessas para candidatos ou familiares! Afirmamo-lo inequivocamente, sem margem para dúvidas! E assim agiremos no futuro! Porque não deixamos, nem deixaremos, hipotecar os valores que defendemos. Porque entendemos que a actividade política pode ser exercida com seriedade, imparcialidade e credibilidade.

Ser autarca não é uma profissão mas o exercício de um cargo, visando o interesse público. Entendemos que a prossecução deste objectivo não se coaduna com negociatas e golpes palacianos. A defesa do interesse público numa autarquia só será possível com isenção, igualdade e transparência nos procedimentos; com justiça e coragem nas decisões; com rigor na gestão dos dinheiros públicos; com uma eficiente gestão e organização dos recursos humanos, dos serviços e das respectivas estruturas funcionais. Com respeito pelos verdadeiros anseios e necessidades das populações a quem se presta um serviço! "

NOTA DO "BEJA": Retirámos o texto acima transcrito do documento publicado, pelo Movimento Independente, em 31 de Agosto de 2005 pelo que pedimos que nos relevem a ousadia.

Para a leitura total deste documento aconselhamos a visita ao site do referido Movimento



13 comentários:

Mocho Falante disse...

Ora assim mesmo é que é, haja quem ainda se mexa neste país e ainda falam da moleza alentejana...Tá bem abelha

FlashGordon disse...

Que o vosso exemplo desperte as consciências e impulsone outros movimentos por este País fora. Estamos subjugados por quem não presta e nem presta bons serviços ao País.

Portas de Mertola disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Portas de Mertola disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Portas de Mertola disse...

Outras guerras me têm atraído e tem faltado tempo para blogar.
É sempre bom encontrar novidades quando se volta e esta de uma lista independente em Alvito é uma boa novidade. É sinal de maturidade política, os partidos têm de deixar de ser entendidos como as únicas entidades com alvará para fazer política. Muito embora me agrade a solidez ideológica dos partidos. Se é só por causa dos interesses instalados, devo dizer que considero mais perigosos alguns interesses particulares, do que os interesses partidários.
Um forte abraço

sonhos sonhados disse...

kerido Lumife

que fabuloso projecto!

estes rostos são um exemplo para o nosso país.

Alvito está de parabéns
e
claro!!!
o meu amigo Lumife também.

beijux létinha.

M!ro disse...

moço.. não não se esta a aliviar.. é mesmo sombra.. cumprimentos e obrigado pela Visita.. ja agora.. fica a recomendação.. ja que aqui se fala de movimento independente.. www.mlf.cannumtec.com

Isabel-F. disse...

Oxalá cumpram as promessas que fazem...

Tem um bfds

Bjs

sound of fury disse...

Força! Este país tem de acordar!

Ludinais disse...

É mesmo muito bom haver novos rostos que possam ajudar a construir mudanças..

segurademim disse...

Simpatizo com independentes, os partidos apenas os usa. Bom saber que há gente com vontades organizadas independentemente das "convencionais".
Curiosidade feminina: tu estás no retrato? :)

sonhos sonhados disse...

kerido Lumife

senti pelo teu comentário
que o meu texto,
não devia ser muito bonito
para ti.

na realidade
os meus "achaques"
(achei muita piada à expressão),
têm deixado
a tua amiga
um pouco melancólica e triste,
pois por vezes os tratamentos
são bem mauzinhos...

porém fica prometido
um melhor empenho.

pode ser que o de hoje
não seja nota 10,
mas
que te agrade
um pouco mais.

obrigada pela franqueza
e
pela força
que me empurra para a motivação.

beijux létinha.

TMara disse...

o exercício da cidadania tem k ser um das nossa primeiras - se não a 1ª -prioridade numa democracia enferma. Mesmo k estivesse de saúde, para k assim continuase. Bom f.s Bjs e;)