quinta-feira, setembro 15, 2005

Outono





Caravaggio - Rapaz com cesto de fruta - 1593/94




Antecipando a chegada do Outono ...


.



Num pálido desmaio a luz do dia afrouxa

E põe, na face triste, um véu de seda roxa...

Nuvens, a escorrer sangue, esvoaçam, no poente.

E num ermo, que o outono adora eternamente,

Vê-se velhinha casa, em ruínas de tristeza,

Onde o espectro do vento, às horas mortas, reza

E o luar se condensa em vultos de segredo...

Almas da solidão, sombras que fazem medo,

Vidas que o sol antigo, um outro sol, doirou,

Fumo ainda a subir dum lar que se apagou.




(Teixeira de Pascoaes)



15 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por me linkares, aparece sempre!

segurademim disse...

O outono é assim! depois do calor e do bulício do verão a placidez e nostalgia dos dias outonais, mas não menos belos e luminosos ...

Monteiro disse...

Tudo muito bonito! Como sempre.



Sara Brightman a cantar "Fui bailar no meu batel" é original e harmonioso, contudo tenho ouvido outras interpretações que ainda me entusiasmam mais... Já ouviu um grupo coral polifónico a cantar este tema a 4 vozes? Eu sei de um (muito bom) que o faz lindamente!


Um abraço cada vez mais de perto (já faltam poucos dias...)

Anónimo disse...

Que bonito! :)

por aqui houve uma trovoada breve e terminou "ondeia" (fim do noticiário)

;) Bjs

Mocho Falante disse...

Ai as saudades do Outono que torna a chegar... Hoje cai uma chuva por aqui, coisa pouca mas já deu para sentir o cheiro da terra molhada agradecida

Beijocas

Anónimo disse...

A estação do ano Outono é lindo, com as suas cores e as suas mudanças, pior mesmo é o outono da vida que por vezes se torna muito cinzento.
Beijinhos
Guardiã de Sonhos

Mocho Falante disse...

Aqui fica o prometido...

UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TI.....

Reposta a ordem, até já!

Mais um abraço :-D

Monteiro disse...

Lembrei-me há bocado que a composição cuja primeira frase é "Fui bailar no meu batel" se chama "Canção do Mar"... Enfim, é apenas um pormenor... este bonito título, desta linda composição!

Entretanto, espero que este Outono seja luminoso. Precisamos.

wind disse...

Lindo, como o Outono:) beijos

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

25max04 :

De nada. Os amigos tenho mesmo de linkar senão como distraído que sou perco-me na sua busca.


Segura de Mim :

O Outono é uma das mais bonitas estações. Talvez a mais romântica...


Ludinais :

O que me disseram desta canção é que é de origem marroquina e foi adaptada para a Amália na "Canção do Mar".
A Sarah provàvelmente foi à mesma fonte e tb fez uma adaptação.
Outras canções há mas nem sempre disponíveis para podermos carregar nos blogs.
Não ouvi outra interpretação além das referidas e parece-me que tb a Dulce Pontes canta este tema.

Votos de um feliz outono.

Abraços para o casal e um beijinho para a Inês.


Pedra :

Já lá vou assistir ao END.

Esta água que tem caído nem o pó acalma.

Bjs.


Mocho Falante :

Um fraternal abraço.


Guardiã dos Sonhos :

Olha que o outono da vida é da côr que lhe quisermos dar.

Beijinhos

Cristina disse...

Olá lumife,
Gostei do teu poema, mas vou confessar que não gosto do Outono, pois faz-me lembrar que logo a seguir vem o inverno que detesto...
:)
beijinhu

Anónimo disse...

Puro encantamento, amigo! Grato pelo poema que não conhecia. Um abraço.

sónia disse...

Não...não quero que o Verão acabe... Shuif, buáááá....nãoooooooo!

Anónimo disse...

Magnífico poema do grande Teixeira de Pascoaes. Ele foi um dos maiores poetas portugueses do século XX e um dos fundadores do Saudosismo, conjuntamente com o grande poeta alentejano Mário Beirão, etc.

um grande abraço
Jorge Vicente

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

PORQUE VOLTO

  PORQUE VOLTO . Volto, porque há dias antigos que ainda nos agarram com o cheiro da terra lavrada, onde em cada ano, enterrávamos os pés e ...