quarta-feira, novembro 16, 2005

Alentejo




A luz que te ilumina,
Terra da cor dos olhos de quem olha!
A paz que se adivinha
Na tua solidão
Que nenhuma mesquinha
Condição
Pode compreender e povoar!
O mistério da tua imensidão
Onde o tempo caminha
Sem chegar!...


(Miguel Torga)


Castro Verde





VII Aniversário do Lumière


Além da habitual programação cinematográfica e, à semelhança de anos anteriores, voltamos a ter entre nós personalidades do panorama cinematográfico português. A convite do Lumière, o actor Nicolau Breyner vai partilhar connosco pormenores desse magnifico mundo que é o cinema e falar-nos dos seus mais recentes projectos. A presença do actor está agendada para dia 22 de Novembro, pelas 21h30, no Fórum Municipal. A propósito da presença do actor, volta a ser exibido o filme os “Imortais” de António Pedro Vasconcelos, dia 18 de Novembro, na Antiga Fábrica Prazeres & Irmão.

No dia 25 de Novembro, o Cine-Teatro Municipal (21h30) recebe o espectáculo Melodias da Disney, uma proposta musical para toda a família que reúne as mais belas canções das histórias de animação e convida a revisitar personagens como “Robin Hood”, “Aladino”, “A Pequena Sereia”, “Tarzan”, “O Rei Leão” e “Shrek”, entre tantos outros. Lilia Matos, que recentemente integrou o elenco do musical “Kiss Kiss”, dá voz a este espectáculo que se apresenta como uma simbiose entre música, multimédia, teatro e improviso.





Presenças

Exposição de Ana Martins


Abertura da exposição Presenças, de Ana Martins, agendada para dia 18 de Novembro, no átrio do Cine-Teatro, pelas 18h00. Foi no âmbito do Projecto FÁBRICA, que Ana Martins concebeu "Presenças", uma exposição que reúne obras de pintura e que vai estar patente até 31 de Dezembro.

Ana Martins nasceu em Lisboa, em 1986 e reside em Castro Verde. Apaixonada desde muito nova pelas artes plásticas, dá os primeiros passos com a temática pictórica figurativa, onde se destacam o pastel, o óleo e mais tarde o acrílico.

As suas obras, são caracterizadas pela diversidade temática e técnica, sempre influenciadas por aquilo que a rodeia, esforçando-se pelo equilíbrio visual e por despertar emoções no observador.





O Mistério da Camioneta Fantasma

Companhia de Teatro A'Barraca


A peça de teatro “O Mistério da Camioneta Fantasma”, realiza-se no Cine-Teatro Municipal de Castro Verde, dia 20 de Novembro, pelas 21h30.

“O Mistério da Camioneta Fantasma” encena um episódio sangrento da nossa história recente. No dia 19 de Outubro de 1921, onze anos após a implantação da República, uma «camioneta fantasma» percorreu a cidade de Lisboa e a coberto de um golpe revolucionário raptou e assassinou importantes figuras da República, como o primeiro-ministro António Granjo, Machado Santos, Carlos da Maia e o Almirante Botelho de Vasconcelos. Presos e condenados os autores destes crimes, ficaram para sempre imunes os autores morais. Pouco depois, registava-se o golpe de 28 de Maio e decretava-se silêncio absoluto sobre os acontecimentos da noite sangrenta levada a cabo pela camioneta fantasma.



Companhia de Teatro A'Barraca
Texto e Encenação: Hélder Costa
Cenografia: José Manuel Castanheira
Figurinos: Maria do Céu Guerra
Elenco: André Nunes, Bruno Cochat, João D’Ávila, Luís Thomar, Patrícia Adão Marques, Pedro Borges, Rita Fernandes, Ruben Garcia, Sérgio Moras, Susana Costa.

PORQUE VOLTO

  PORQUE VOLTO . Volto, porque há dias antigos que ainda nos agarram com o cheiro da terra lavrada, onde em cada ano, enterrávamos os pés e ...