Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro 3, 2006

Beja

Imagem
O município de Beja vai propor ao Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) a classificação "pioneira" do centro histórico da cidade como "Património Nacional" para valorizar uma intervenção de salvaguarda de imóveis que começou há 20 anos.
Ana Ramôa, da Divisão de Administração Urbanística da autarquia, disse que a proposta deverá ser entregue no IPPAR até ao final do primeiro semestre deste ano.
De acordo com a responsável, trata-se de uma proposta de classificação "diferente e pioneira" porque, explicou, as actuais três classificações do IPAAR só são aplicáveis a imóveis ou monumentos singulares.
"É a primeira vez que um núcleo de edifícios é candidato a Património Nacional", precisou, acrescentando que, com esta candidatura, a autarquia propõe também a criação daquela nova classificação, que poderia ser "aplicável a conjuntos de imóveis", como o centro histórico de Beja.
A ideia de avançar com a proposta, segundo Ana Ram…

Évora

Imagem
Universidade de Évora no feminino


Chamam-se Marias, são portuguesas e são oriundas do Centro e Sul de Portugal. Estudam a tempo inteiro, integram-se no estrato social médio e decidiram concorrer ao Ensino Superior, mais precisamente à Universidade de Évora, pela primeira vez, com o objectivo de conseguir um bom emprego. Alunas com um sucesso escolar reconhecido, visto que fizeram o percurso educacional sem qualquer interrupção, escolheram esta instituição por influência familiar, mas também por esta se situar próxima das suas áreas de residência. Decidiram-se pelo curso para o qual entraram, na primeira opção, por vocação e esperam encontrar nesta Universidade um ensino de qualidade propiciado por bons professores e garante de saídas profissionais. São jovens, e como a própria idade indica, sonham com o seu futuro todos os dias, ansiando por uma formação necessária à vida profissional. É este o perfil dos ingressados na Universidade de Évora no presente ano lectivo.

Este perfil foi e…

Montemor-o-Novo

Imagem
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e o LIFE-Natureza apresentam mais uma edição de Dias Tranquilos, com propostas matinais, mas também com passeios de final de tarde.

Não deixe de anotar na sua agenda as datas dos Dias Tranquilos:



Monumentos megalíticos em Montemor-o-Novo, 18 de Fevereiro

Charcos e anfíbios, 25 de Fevereiro

As antigas canadas – caminhos de transumância de gado, 18 de Março

Chás, ervas e mezinhas, 25 de Março

Flora protegida de Monfurado, 8 de Abril

A Raça Mertolenga em Montemor-o-Novo, 29 de Abril

Do cereal ao pão, 6 de Maio

Nas asas de uma borboleta, 20 de Maio

Os sons nocturnos da Serra de Monfurado, 3 de Junho

Cataventos: um olhar atento para os telhados, 17 de Junho

O ferreiro e a aldraba, 1 de Julho

Morcegos de Monfurado os seus Abrigos, 7 de Julho