terça-feira, setembro 04, 2007

Poema del renunciamento

Foto Piotr Kowalik



Passarás por minha vida sem saber que passaste
Passarás em silêncio por meu amor e, ao passar,
fingirei um sorriso, como um doce contraste
de dor de querer-te... e jamais o saberás.


Sonharei com o nácar virginal de tua testa;
sonharei com teus olhos de esmeralda de mar;
sonharei com teus lábios desesperadamente;
sonharei com teus beijos... e jamais o saberás


Talvez passes com outro que te diga ao ouvido
essas frases que ninguém como eu te dirá;
e afogando para sempre meu amor inadvertido,
te amarei mais que nunca... e jamais saberás.


Eu te amarei em silêncio, como algo inacessível,
como um sonho que nunca conseguirei realizar;
e o longínquo perfume de meu amor impossível
roçará teus cabelos... e jamais o saberás


E se um dia uma lágrima denuncia meu tormento
o tormento infinito que devo ocultar
te direi sorridente: "não é nada...foi o vento".
Me enxugarei a lágrima... e jamais o saberás


José Angel Buesa - Poeta cubano 1910/1982

Tradução de Maria Teresa Almeida Pina

16 comentários:

MARIA disse...

Lumife, meu bom amigo,
Que lindas palavras . O poeta é mesmo um fingidor... se a ele só lhe apraz viver tão cobarde e acomodadamente , entretendo as palavras e as emoções nos seus lindos escritos, pois bem verdade é, já se vê : sentir , realmente, só o sente quem lê...
Beijinhos
Maria

Paula Raposo disse...

Fantástico poema!

Ana Luar disse...

Que resta dizer a não ser que acabei de ser beijada pelo vento?

Lindoooooooooo Lumife... Lindo!

Lisa disse...

Oi Lu...

É um texto profundo e sentida...

PS:"Eu te amarei em silêncio, como algo inacessível,
como um sonho que nunca conseguirei realizar;
e o longínquo perfume de meu amor impossível
roçará teus cabelos... e jamais o saberás "

Adorei saber que tu gosta de me ver no meu mundinho...brigada pela ternura...

Lindo dia pra ti...

Beijoss...

Conceição Paulino disse...

o amor dá asas e cria obras sublimes. Bjs meu amigo

Conceição Paulino disse...

bjs e bom resto de semanas meu amigo

Kalinka disse...

Parabéns pelo belo poema, para mim completamente desconhecido o poeta cubano.

Estou muito feliz pela ideia que tive de escrever o Alfabeto da minha Vida. Tenho recebido imensas manifestações de carinho (letra C) e elogios sobre a ideia que tive. São estes miminhos que me deixam motivada para continuar e agradar a todos vós. Ao mesmo tempo, descubro algumas coisas em comum, com pessoas que me visitam. Até ao momento, alguém que vive na COSTA DA CAPARICA achou o máximo ter encontrado uma referência ao lugar onde sempre viveu; depois há as pessoas que são do mesmo signo que eu: CARNEIRO. Um Amigo referiu COLÓNIA pois também esteve lá o ano passado.
BOM, bom foi as pessoas que se identificaram com o COLÉGIO onde estudei, e elas ou alguém das suas famílias também frequentaram o mesmo Colégio, na cidade da Beira.
CEGONHAS - CHUVA – BEIJO – BEIRA - BARBECUE – BÚZIO – ÁFRICA - ARRÁBIDA foram até hoje as palavras mais referidas e comuns de quem me visitou. Outro momento alto foi, na letra A - ANDRÉ – o meu neto, completou o seu 1º ano de Vida.

Beijitos, meu Amigo.

Anónimo disse...

Poetas sabem bem camuflar sentimentos, escrever a dor e chorar por amor... Lindo!
Bom fim de semana!
Beijos

MARIA disse...

Olá Lumife, posso perguntar-te como se chama a música que tens colocada e quem a canta. É que gosto tanto dela, queria procurá-la para mim. Achas possível que eu a encontre com a tua indicação ? Ficaria grata.
Senão, terei de renunciar tal qual o poeta...
Não é muito o meu estilo... aliás não é de todo o meu estilo. Mas o poema é Lindoooooooo!!!!!!
Beijinhos
Maria

Isabel Filipe disse...

não conhecia ...

achei deslumbrante.

beijinhos e tem um lindo fim de semana

Anónimo disse...

Olá! Esta música é um bálsamo para os meus sentidos e as palavras uma benção pra a minha alma. Simplesmente maravilhoso. Obrigado! Um grande beijinho.

BF disse...

"...Passarás por minha vida sem saber que passaste
Passarás em silêncio por meu amor e, ao passar,
fingirei um sorriso, como um doce contraste
de dor de querer-te... e jamais o saberás..."

Me sinto assim
Me revejo nestes versos

Beijo
BF

*Um Momento* disse...

:))
Deixo o desejo de um bom fim de semana
(*)

Anónimo disse...

Lindissimo poema amigo, eu ando um bocadinho cansada das lides blogueiras e não só.Bjos e bom fim de semana

RCataluna disse...

Lindo!

De Amor e de Terra disse...

Um hino a um Amor impossível, em meu entender.
E que beleza de hino...
Obrigada pela partilha


Bj

Maria Mamede

PORQUE VOLTO

  PORQUE VOLTO . Volto, porque há dias antigos que ainda nos agarram com o cheiro da terra lavrada, onde em cada ano, enterrávamos os pés e ...