quarta-feira, setembro 17, 2008

JORGE VICENTE





Hoje trago a esta galeria "Dando Voz Aos Poetas" o meu amigo JORGE VICENTE.

Gostaria de possuir um pouco da cultura que preenche este Amigo e o dom da palavra para o poder apresentar condignamente.
Na ausência dessas qualidades arrisco, no entanto, a apresentá-lo como um Poeta promissor já com obra publicada (Ascensão do Fogo), escritor, crítico de cinema e de música. Convido-vos a visitar o seu blog AMORALVA e a colher ali todo um manancial de conhecimentos e opiniões que JORGE VICENTE partilha connosco.

Também aproveito a ocasião para o felicitar pelo seu aniversário que festeja hoje desejando-lhe muitas felicidades.

Um grande abraço do amigo

Lumife




Algumas palavras de JORGE VICENTE retiradas do seu blog AMORALVA:


o meu corpo é da carne do alentejo:
a flor, sedenta, apenas dá fruto
quando o poema anoitece e o
descampado se revela
na sua ascese de séculos

jorge vicente


====*****====


gabriel. deixa-me escrever-te um poema. um poema que diga do meu nome, da sabedoria inerente a todas as coisas. dessas pequenas palavras que só os justos conhecem, como se fosse algo imanente ao mundo. e partisse dele. e o rebentasse.

deixa-me ser um rebento azul. anterior à terra e à sementeira das águas. nunca poderei ser mãe. nem pai. apenas um invólucro de giz envolto em mil pontos de luz.

deixa-me escrever-te um poema, como se fosse uma carta. ou um rol de pedidos dirigido às mais altas entidades. nunca perceberei o significado de ser pai ou mãe. ou uma terra aberta no desfloramento da alma.

anuncia o teu amor. anuncia-me. e cai. cai como se fosses único, como se a cor vermelha não te afligisse e visses o homem no lugar do anjo.

jorge vicente


==== **** ====


o casario estendia-se muito para além do silêncio das casas. era noite e a madrugada adormecia os homens, pequenos pontos vermelhos que iluminavam a grande noite alentejana. o vento carpia nuvens de fogo, alimentado por corpo de trovoada, que circundava os homens. e as suas paredes de cal, construídas quando o sol ainda era pleno e a grande estrela do oriente iluminava silves, a bem-amada.

o casario estendia-se e a queimada carpia no incêndio de deus, mais antigo que as casas, mas submisso ao amor e à memória.

Jorge Vicente


==== **** ====


na casa da minha avó, havia paredes e mobílias velhas, pequenos segredos guardados por dentro, cheios daquelas memórias simples que evocamos sempre que ouvimos trovoada.

na casa da minha avó, escondíamo-nos debaixo dos lençóis brancos, feitos de tecido antigo, da época da monarquia, numa era em que a pedra representava a montanha e o rio a memória.

na velha casa, a serra parecia parir fogo e a criança que era em mim pensou tratar-se de vulcão. eram apenas faíscas que se lançavam da cruz alta, com o fantasma d'el rei d.fernando olhando serenamente para o repouso silente dos homens.

no velho moinho e na velha casa, a minha avó dormia. e o rei guardava a serra, mirando o seu belo trabalho artístico e ajuntando os meus lábios ao rasto dos dedos que esculpiam a pedra.

Jorge Vicente


==== **** ====


na mais antiga noite do mundo,
silêncio haveria sempre,
silêncio de palavras,
como se a rocha ainda não esvaziasse
o sentido da pele,

da pele clara e seca da terra,
da terra simples e boa
que os antigos cultivavam ao raiar da treva.

na mais antiga noite do mundo,
só restaria a pedra e o mar
encapelado da palavra
encoberta.

Jorge Vicente



14 comentários:

batista disse...

parabéns ao Jorge Vicente e a ti, Amigo! - pela partilha generosa.

deixo um abraço fraterno.

ps. irei visitar o espaço do Jorge Vicente, sem dúvida!

Lisa disse...

Oláaa Luís...

Cultura...sabedoria e outras lindas qualidades com certeza vc possui sim...é um lindo post...

Um maravilhoso dia e uma semana regada de sucesso e amor pra ti...

Jinhusss...

Lúcia Laborda disse...

Oie lindo! Parabéns ao Jorge Vicente! Não apenas pelo aniver´sario, mas pelos escritos brilhantes. Gosto muito da simplicidade de palavras que tão bem descreve sentimentos! Quanto a cultura, saiba: pessoas cultas e sábias, são capazes de dar voz aos poetas.
Beijos

amantedasleituras disse...

Linda homenagem a Jorge Vicente!
Merecida sem dúvida alguma.
Um bjinho para o Jorge que faz anos hoje.

vieira calado disse...

Poema e gravura de alta qualidade.
Abraço.

José Rasquinho disse...

Já hoje tive oportunidade de enviar um abraço ao Jorge pelo seu aniversário, e agora volto a dar-lhe os parabéns a ele e a ti, pelo trabalho e pela a homenagem!!!
Ambos merecem a minha admiração!!!!!

Maré Viva disse...

Muito bom! Seja qual for o estilo, revela a sua cultura e a sua sensibilidade.
Obrigada por teres partilhado connosco.
Um abraço.

aDesenhar disse...

pelos textos que apresentaste
gostava de assistir
a esta interessante
Bienal de Jorge Vicente,
mas como sabes são muitos kms
a percorrer.
:-)

abraço amigo

jorge vicente disse...

obrigado, querido amigo, por este valioso presente e pela tua partilha. eles estão cá dentro, daquilo a que eu chamo alma.

um grande abraço. e já lá vão 34 anitos!!!!

jorge

Paula Raposo disse...

Parabéns ao Jorge com um dia de atraso! Gosto do que ele escreve, embora não o visite há bastante tempo! Estes excertos são excelentes. Obrigada. Beijos a ambos.

Anónimo disse...

Meu querido: atualizei a leitura, pois o tempo tem-me sido ingrato, cerceando minha vontade de visitar com assiduidade os amigos a quem tanto prezo.

Continuo a indagar: e teus poemas? Quando os fará publicar? Bem sei que os tens guardado num cofre a sete chaves (rs). Quando nos darás a alegria de lê-los por aqui?

Parabéns ao teu amigo Jorge Vicente, não só pelo aniversário como também pela excelente qualidade da sua poesia.

Enviei-te meu email (meireles_beatriz@hotmail.com), como pediste, mas até hoje não tive o prazer de receber nenhum mimo teu, como fazias com a Calunguinha (rs).

Deixo-te, querido amigo, um ramalhete de violetas azuis atado com o sorriso de lindos anjos, para enfeitar a tua semana.

Deixo também um beijo no coração dizendo do meu afeto e carinho.

Peter disse...

Desconhecia Jorge Vicente. É agradável de ler.

peciscas disse...

Embora não chegue a tempo para dar ao Jorge os parabéns pelo aniversário, aqui os deixo, de qualquer modo, pelo seu talento.

Lúcia Laborda disse...

Meu amigo lindo! Vim lhe ver e desejar uma boa semana! Beijos

PORQUE VOLTO

  PORQUE VOLTO . Volto, porque há dias antigos que ainda nos agarram com o cheiro da terra lavrada, onde em cada ano, enterrávamos os pés e ...