quarta-feira, abril 19, 2006






Dia dos Monumentos e Sítios Históricos


O Município de Alvito assinalou o Dia dos Monumentos e Sítios Históricos, através da oferta às Escolas do 1º Ciclo e à Cooperativa de Ensino do Concelho, de alguns Manuais de Educação em Património Arquitectónico, editados pelo GECoRPA – Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico.

Tratou-se de uma forma de sensibilização da comunidade estudantil para a valorização e salvaguarda do importante Património concelhio, que se distingue (entre outras particularidades) por ser o maior repositório de Manuelino do Baixo Alentejo.
“Porque é de pequenino que se torce o pepino”, as novas gerações são as que irão ter a responsabilidade pela herança histórica, cultural e artística do passado.

Também no âmbito da efeméride referida acima, irá ser guiada uma visita ao concelho na tarde de sábado, dia 22 de Abril, para todos os participantes no I Encontro de Blogs de Alvito.

Este Encontro será concluído com um concerto por alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, na Igreja Matriz de Alvito, cerca das 18h00, justamente porque património e música se harmonizam num diálogo perfeito!


PORQUE VOLTO

  PORQUE VOLTO . Volto, porque há dias antigos que ainda nos agarram com o cheiro da terra lavrada, onde em cada ano, enterrávamos os pés e ...