quarta-feira, maio 16, 2007

ALVITO - 7º ENCONTRO TRANSNACIONAL - 22 a 27 DE MAIO





Território i9tur volta a ser palco de Encontro Transnacional

PORTUGAL, ESPANHA, ESLOVÁQUIA E ITÁLIA COOPERAM NO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE ALVITO, CUBA, FERREIRA DO ALENTEJO E VIDIGUEIRA

A decorrer entre os próximos dias 22 e 27 de Maio, o 7º Encontro de Trabalho Transnacional trará mais uma vez ao Alentejo o grupo de trabalho responsável pela iniciativa CreaTour.
Fundada num Acordo de Cooperação estabelecido entre a parceria do projecto i9tur e outras 3 parcerias de Espanha (Avia Crea Futuro), Eslováquia (Nadacia Skola dokoran) e Itália (STAF), esta iniciativa junta organizações públicas e privadas dos vários países, empenhadas em explorar e partilhar boas práticas de promoção e estímulo à criação de empresas e de emprego.
De entre várias acções de apoio e promoção do empreendedorismo turístico, o programa do encontro prevê a apresentação oficial do Prémio Melhores Ideias de Negócio (Best Business Ideas Award), um concurso internacional aberto a todos aqueles que queiram implementar as suas ideias de negócio de base turística. (hora e local a confirmar)
Na sessão estão ainda previstos o lançamento de um programa de estágios transnacionais para jovens empreendedores (CreaTour Stages) e a promoção de um portal Internet, que se encontra ainda na sua fase de implantação, mas que já pode ser visitado em www.creatour.eu. O portal disponibiliza toda a informação sobre a iniciativa e sobre os parceiros, e permitirá a divulgação e a promoção integrada das empresas turísticas dos quatro Municípios que compõem o i9tur (Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira).

Durante a actividade "CREATOUR - Promovendo o Empreendedorismo (Stages, Awards, Site)" com início às 17,00h do mesmo dia (24-05-07/Pousada de Alvito), será igualmente assinado um Protocolo com a NDRIVE - Software de Navegação (http://www.ndriveweb.com/) para a inclusão dos 4 territórios i9tur (Municípios de Ferreira do Alentejo, Cuba, Vidigueira e Alvito).


Dada a temática turística da intervenção, e como é exemplo o Foreign Eyes Photo Quest, a organização do encontro pretende ainda proporcionar aos participantes uma experiência única de aprendizagem intercultural através do contacto directo que promoverá entre estes e as comunidades locais durante o período do evento. Desta forma, usufruindo das singulares paisagens, da cultura e do património, os participantes poderão apreciar e avaliar activamente a região e os valores que esta oferece.




(fotos de Luis Milhano)

ALVITO - 04 a 10 JUNHO -AS ERVAS DA BARONIA





“ As Ervas da Baronia”, é a designação Ciclo das Ervas na Cozinha, que teve início no concelho de Alvito, em Fevereiro, com uma semana gastronómica especialmente dedicada aos pratos confeccionados à base de Espargos , Catacuzes e Carrasquinhas.

A segunda semana é dedicada às Beldroegas e decorrerá no concelho, entre os dias 4 e 10 de Junho.

Pratos como: Sopa de Beldroegas, Açorda de Beldroegas com Queijo e Ovos, Açorda de Beldroegas com Bacalhau, Açorda de Beldroegas com Camarão e Amêijoas, entre outros, poderão ser apreciados nos seguintes restaurantes aderentes: "O Buraco da Zorra" , "O Feio" e "A Markádia" , em Alvito e "Avenida", "Bica Nova", "O Camões" e "O Casão", em Vila Nova da Baronia.

A última semana do ciclo será dedicado às hortelãs, coentros e poejos -"Aromas campestres à Moda da nossa Gente", e decorrerá de 29 de Outubro a 4 de Novembro.

O Município de Alvito, enquanto entidade organizadora desta iniciativa, conta com o apoio da Região de Turismo da Planície Dourada e pretende que o ciclo das Ervas na Cozinha aconteça anualmente no concelho, perspectivando-se no próximo ano a introdução do cante alentejano de forma a enriquecer este evento e a torná-lo ainda mais atractivo para quem visitar os nossos restaurantes nestas alturas.

O Ciclo das Ervas na Cozinha é para apreciar...devagar !

Alvito Apetece!

ALVITO - 29 JUNHO - V FESTA DO BARÃO





A Câmara Municipal de Alvito realiza no dia 29 de Junho (sexta-feira), a partir das 19h, no Largo das Alcaçarias, em Alvito a 5ª Festa do Barão.

A Festa do Barão é uma recriação tardo-medieval, à moda da Baronia de Alvito, que inclui teatro, malabarismo, música e danças, torneio a cavalo, falcoaria e um grandioso repasto pela noite dentro.

Venha passar a noite em Alvito!

Inscrições até ao dia 22 de Junho:
Posto de Turismo
Tel.: 284 485 440
turismo @cm-alvito.pt



Alvito um concelho à sua espera...

PORQUE VOLTO

  PORQUE VOLTO . Volto, porque há dias antigos que ainda nos agarram com o cheiro da terra lavrada, onde em cada ano, enterrávamos os pés e ...