quinta-feira, maio 15, 2008

BEJA - "A NOITE DOS MUSEUS"




O Museu Regional de Beja aderiu à quarta edição de "A Noite dos Museus" que terá lugar um pouco por toda a Europa no sábado, dia 17 de Maio de 2008, das 18.30 h até às 2h da madrugada.



Este importante acontecimento, que decorre sob o alto patrocínio do Conselho da Europa e beneficia a aproximação às comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), tem conhecido uma mobilização crescente entre as populações dos diversos países aderentes.



Durante esta noite mais de 2000 museus por toda a Europa abrirão gratuitamente as suas portas, convidando as populações a descobrir, de uma maneira criativa e pedagógica, as suas diversas colecções.



O Museu Regional inicia este percurso, a partira das 18.30h, com a inauguração da exposição Evoluções, da artista plástica Maria T, seguindo-se um concerto meditativo com gongos e taças tibetanas por Ingrid Ortelbach.



Serão efectuadas visitas guiadas à exposição pela própria autora, que nos dará a conhecer nos seus trabalhos uma perfeita simbiose entre a poesia e a arte, através de um forte registo e de uma verdadeira alquimia, em técnica mista sobre madeira.



Pela noite dentro serão efectuadas visitas guiadas à exposição temporária sobre Madre Mariana Alcoforado, freira do Convento da Conceição, possível autora das "Lettres Portugaises", que viveu uma grande história de amor com o cavaleiro francês Nöel Boutton, Conde de Saint Léger e Marquês de Chamilly.



O visitante poderá, durante esta noite, usufruir igualmente de visitas guiadas à arquitectura do Museu (Convento da Conceição), azulejaria, pintura, ourivesaria ou arqueologia.

Das 21.00h às 22.30h decorrerá a sessão de cinema À Noite no Museu.



O Museu Regional encerra as suas portas às 2:00h da madrugada.

Para qualquer esclarecimento adicional contactar Museu Regional de Beja, telefone 284 323 351 ou através do email geral@museuregionaldebeja.net.


PORQUE VOLTO

  PORQUE VOLTO . Volto, porque há dias antigos que ainda nos agarram com o cheiro da terra lavrada, onde em cada ano, enterrávamos os pés e ...