segunda-feira, outubro 17, 2005

Se minhas mãos pudessem desfolhar





Pronuncio teu nome
nas noites escuras,
quando vêm os astros
a beber na lua
e dormem as ramagens
dos arvoredos ocultos.
E sinto-me vazio
de paixão e música.
Louco relógio que canta
antigas horas mortas.

Pronuncio teu nome,
nesta noite escura,
e teu nome me soa
mais distante do que todas as estrelas
e mais dolente do que a mansa chuva.

Tornarei a te querer como então
alguma vez? Que culpa
tem meu coração?

Se a névoa se dissipa,
que outra paixão me espera?
Será tranqüila e pura?
Se meus dedos pudessem
desfolhar a lua!!



*


Para A Dizzie e Romero


*


Si mis manos pudieron deshojar


Yo pronuncio tu nombre
en las noches oscuras,
cuando vienen los astros
a beber en la luna
y duermen los ramajes
de las frondas ocultas.
Y yo me siento hueco
de pasión y de música.
Loco reloj que canta
muertas horas antiguas.

Yo pronuncio tu nombre,
en esta noche oscura,
y tu nombre me suena
más lejano que nunca.
Más lejano que todas las estrellas
y más doliente que la mansa lluvia.

Te querré como entonces
alguna vez? Que culpa
tiene mí corazón?

Si la niebla se esfuma,
qué otra pasión me espera?
Será tranquila y pura?
Si mis dedos pudieron
deshojar a la luna!!



Federico García Lorca

15 comentários:

batista filho disse...

Belíssima homenagem que fazes ao Romero e Dizzie. Parabéns aos dois... e a ti, meu amigo!
A música, então?!... lembra-me os meus tempos de adolescente, a dançar de rosto colado. Bons tempos, boas músicas.
Um abraço fraterno.

lazuli disse...

Se minhas mãos pudessem desfolhar...
Encantadora a tua mensagem. E a leitura dela para os teus amigos é uma bela homenagem ao amor..

lazuli disse...

Acabo de te ler..tenho que dar cabo destas insónias:)

Anónimo disse...

Excelente a tua homenagem...adorei e envio-te os meus parabéns!
Bjks da Intemporal.blogs.sapo.pt

wind disse...

Belíssima homenagem que fizeste àqueles dois queridos:) beijos

Ludinais disse...

Que encantamento de música e de palavras!!!

Beijos e boa semana!


P.S. O Programa da Feira dos Santos segue dentro de momentos, enviado pelo colega "Baltazar".

Isabel-F. disse...

Adorei o poema...

Bonita homenagem...

parabéns...

Bjs

romero disse...

llego aqui y que veo ?? me quedé sin palabras.Frederico Garcia Lorca es el mio poeta prefierido.Aún ayer dice eso a Wind, cuando hablé con ella.
Con emocion,tenibe el placer de leer el poema :) y muchas gracias, mio amigo...Voy llamar Di:))

Nuestro mejor regalo es poder contar con tu amistad !

Muchas gracias y fuerte abrazo !

Dizzie disse...

-Lumife........:$
Me quedo...un poco timida, sin palavras!

-Gracias...vosotros, TU, nos acariñan de una forma, que as veces me hace piensar, es demas, mia miente se quede a piensar, pq hacen esto, nos dedican a nosotros estes poemas maravillosos???

Perdon, no quiero parecer poco humilde, pero creo q es por todo que partillamos con vosotros...y creeme q es mismo un placer, hacen si, parte de nuestra historia...:$

TE AGRADESCO DE LO MAS INTIMO DE MIO CORAZON...Y hasta la musica, sabes q adoro esta musica???
Como sabias???...hummm :)

Besitos, mio amigo :)*********

Dilbert disse...

Oi Lumife,
Adorei esta selecção de Federico García Lorca que partilhaste connosco.
Um abraço

segurademim disse...

Bonito gesto Lumife, os teus amigos ficaram felizes e como não?? com tão belo poema de Lorca...
(obrigada pelo desafio de ir até aí, mas este mês já tenho compromissos em todos os fins-de-semana, mas quem sabe se numa próxima oportunidade não calha??)

Boa semana, beijo

Maria do Céu Costa disse...

Uma homenagem poética, bonita no seu sentido. Beijinhos.

António Caeiro disse...

boas noites, já postei a tua foto em http://variosretratos.blogspot.com/
.
Aguardo mais algumas.
um abraço.

António disse...

Obrigado pela visita ao meu blog.
Volta sempre!

Já estou com sono e só dei uma olhadela pelo BEJA.
Penso que o Orlando és tu.
Acertei?

Abraço

adesenhar disse...

uma bela homenagem aos dois pombinhos mais simpáticos da blogosfera, Dizzie e Romero :)

abraço :)

ps.: quanta à música não posso dizer nada porque não a ouço :(
queria que soubesses que tenho muita dificuldade para entrar no teu blog :|
poderias optimizar mais as imagens que colocas, poderá estar aí a origem da lentidão :)
não leves a mal, é apenas uma crítica construtiva ok !